"Everyone Wants To Be Found"

02
Out 08

Gosto de Karaté e pratico-o, como sabem. Mas, ainda aqui no blog não dei a importância devida a esse facto!

Hoje achei um pequena delicia no Youtube que é ideal para fazer a primeira abordagem. Os que conhecem de certeza que irão gostar do vídeo, os que não conhecem pode ser que com a primeira abordagem possam até ficar interessados e vir a gostar. Sabe-se lá se não mesmo a praticar? 

Apreciem e vão ver que se calhar o karaté não é só muros e pontapés como muitas vezes se pensa!

O pior dos inimigos é a nossa ignorância sobre alguns temas o que no leva por vezes a ter ideias erradas e a fazer falsos juízos.

O que é o Karaté?

O karaté teve a sua origem no Oriente e foi desenvolvido como Arte Marcial de combate. A palavra karaté deriva do japonês e significa "mão vazia", que implica "vazia de qualquer má intenção".

O karaté é uma forma de luta sem armas. Onde os pés, as mãos, os dedos, os joelhos e os cotovelos, servem como instrumentos naturais de ataque e autodefesa. Sendo uma das mais populares e refinadas artes marciais do mundo, que se caracteriza pela aplicação de técnicas estilizadas, controladas e criativas, bem como pela força e agilidade do corpo.

Afinal o que nos oferece o Karaté?

O karaté é não só uma excelente forma de autodefesa como também uma oportunidade de adoptar um estilo de vida saudável e equilibrado - unindo o corpo, a mente e o espírito. Como desporto e Arte Marcial, convida à disciplina e desenvolve o poder de concentração e de atenção. Por ser extremamente disciplinado, a natureza interactiva do treino do Karaté oferece aos praticantes a base para a aprendizagem de qualidades humanas como a humildade, o respeito mútuo, a sinceridade e uma atitude positiva. Estas, com a integridade - um código de comportamento que inclui o autocontrole - formam as máximas sobre as quais o karaté assenta.

O karaté é uma arte única?

Não. O karaté assenta essencialmente em 4 estilos diferentes, o Shotokan, o Goju-Ryu, o Wado-Ryu e o Shito-Kyu. Eu pratico o Shotokan que significa "a casa ou o salão de Shoto". Neste estilo de karaté, a ênfase é colocada no kata (uma sequência pré-definida de exercícios praticados sem parceiro), que usa posições baixas e fortes para garantir uma base sólida para as técnicas elementares. O estilo adequa-se, tanto à competição como à autodefesa e desenvolve um espírito forte e determinado.

Para não me tornar muito extenso e chato deixarei para outro dia mais algumas considerações e explicações sobre a arte do karaté, que espero vos tenha deixados curiosos.

Agora fica o video do kata dos cintos brancos que dá pelo nome de Heian Shodan em desenhos animados.

Agora a sério.

A aplicação real dos movimentos ficará para vossa descoberta ou para vossa pesquisa, pois todos os movimentos têm aplicação prática. Espero que tenham gostado e que queiram saber mais um pouco sobre esta arte marcial. Um dia destes explicarei mais algumas coisas.

Nota: algumas das explicações foram baseadas no livro "Karaté" de Sanette Smit. 

 

 

publicado por Lupus Ibérico às 23:24

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO